Açaí: mitos e verdades
Os Mitos e verdades sobre o açaí: engorda, tem alto teor de açúcar, qual o seu real benefício para a saúde? Descubra!
Originário da Amazônia, o açaí é muito utilizado no preparo de refrescos e rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante.
Alguns estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim.
O Açaí é um produto popular, porém ainda há mitos sobre o seu consumo:
Açúcares
O açaí que vende na maioria das lanchonete são ricos em açúcar, pois contém xarope de glicose e são uma péssima opção para quem busca emagrecimento.
O açaí quando em formato de polpa pura, ou seja, sem adição de açúcares, na forma de xarope e outros ingredientes, não só pode como deve fazer parte da sua dieta, independente do objetivo.
DICA: Quando for adquirir a sua polpa de açaí, observe a composição para saber se não há adição de xaropes e açúcares.
Gorduras
O açaí é sim um fruta gordura, porém gordura boa. 100g da polpa pura contém cerda de 5g de gorduras poliinsaturadas esta, quando utilizada na quantidade correta, é extremamente benéfica à nossa saúde.
Carboidratos
O açaí é uma ótima opção “low-carb”. 100g de polpa também tem apenas 5g de carboidratos, sendo portanto um ótima opção para aquelas pessoas adeptas a uma dieta com baixo volume de carboidratos.
Real benefício para a saúde
Um estudo publicado pelo “Journal Nutrition” realizado em adultos com sobrepeso, em 2011, mostrou que o consumo de 200g da polpa de açaí por dia melhorou glicemia, insulina de jejum, glicose perfil lipídico (redução de colesterol total e LDL).
Fonte: https://geracaofit.com