Como incluir a semente de linhaça na sua alimentação
Como incluir a semente de linhaça na sua alimentação
Com certeza você já deve ter ouvido falar dessa sementinha que possui alto poder nutritivo, que a cada dia ganha mais espaço na alimentação dos brasileiros. Os benefícios são muitos: prevenção do câncer de mama, ajuda a normalizar os níveis de glicose e colesterol no sangue, colabora com o bom funcionamento do intestino e pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento.
Mas como incluir esta semente no dia a dia, quanto consumir, onde comprar, qual a forma mais eficaz (farinha, óleo, semente)?
Veja algumas dicas e sugestões:
- Existem dois tipos de linhaça: marrom e dourada. Não há diferença na composição nutricional, elas possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.
- Você pode obter a linhaça em semente, farinha, óleo e cápsulas. Através dos grãos torrados e moídos você tem a farinha. O óleo é extraído da prensa das sementes, para que ele mantenha suas propriedades é preciso ser prensado a frio e sem adição de outros componentes. A linhaça em cápsulas é o óleo encapsulado.
- Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada. Como as substâncias presentes na linhaça se oxidam facilmente, depois de triturada guarde em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até três dias. Você mesmo pode moer as sementinhas em casa, é só utilizar o liquidificador.
- Não existe uma indicação de quanto se deve consumir, o importante é consumir diariamente, pelo menos em uma refeição. Considera-se 1 colher de sobremesa uma boa pedida.
- Você pode utilizar na preparação de pães, bolos, tortas, acrescentar em sucos, vitaminas, sopas, saladas, iogurte, frutas, no preparo do feijão quando ele estiver cozinhando, enfim, use sua criatividade e torne seus pratos mais nutritivos. Ainda poderá encontrar em produtos vendidos nos supermercados, como pães, biscoitos, salgados, barra de cereais e outros.
- Atualmente em supermercados e lojas de produtos naturais você encontra a semente de linhaça.
Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br
em Notícias