Para recarregar as energias
Determinados períodos da vida exigem uma dose extra de pique e resistência. Muitos alimentos podem fazer o papel de baterias novinhas em folha. Confira a seguir a dieta que vai dar aquela energia!
Recarregue as baterias logo ao acordar. Ou seja, invista em um café da manhã reforçado. Você vai ficar no maior pique para trabalhar, estudar ou fazer esportes.
Hidratação é fundamental. Beba de dois a três litros de água por dia para hidratar o corpo e limpar o organismo de toxinas. Chá gelado, sucos e até a água que vai em uma sopa contam no total a ser ingerido. Uma dica: beba líquidos durante todo o tempo e não de uma vez só, para usufruir dos benefícios e não dilatar o estômago.
Substâncias estimulantes, como a cafeína, aceleram o sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta. Porém, não exagere para não parecer um zumbi. Quatro xícaras de 50 ml é uma boa medida.
Alguns temperos e especiarias – como a canela, o gengibre, a noz-moscada e a pimenta – por serem estimulantes do sistema circulatório podem ajudar a ter mais disposição. Experimente uma pitadinha!
Um cacho de uvas auxilia o organismo a funcionar bem, deixando você com a corda toda. Com propriedades laxativas e diuréticas, essas frutas estimulam as funções do fígado. Também são verdadeiras ‘amigas do peito’: ricas em salicilatos (mesma substância presente na aspirina), auxiliam no combate às doenças do coração. Por fim, têm quercetina, um pigmento que regula o colesterol e reduz a coagulação no sangue.
É importante ingerir proteína todos os dias. A sugestão da nutricionista Denise Schirch é saborear esse nutriente de uma forma diferente. Por exemplo: kani, ricota esfarelada na salada, cubos de chester grelhado com vegetais, carpaccio de carne ou atum conservado em água.
O suco de cupuaçu, feito com a polpa fresca ou congelada, é rico em vitamina C e em proteínas. Outra característica importante: é superleve. Portanto, trata-se de uma maneira fantástica de ingerir a dose diária de vitamina C para deixar o organismo mais resistente.
Quando você transpira, o corpo perde ferro, potássio, magnésio e cálcio. Comendo um ou dois kiwis você recupera tudo isso, sem falar que essa fruta tem mais vitamina C por grama que a laranja e mais vitamina E que o abacate (e sem a gordura).
Fonte: VivaSaude