Você conhece quinua?

Muito tem-se falado da “quinua”. Mas afinal, o que é isso?

A quinua é um grão que também pode ser encontrado na forma de farinha e farelo. É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um “alimento perfeito”. E o melhor: a quinua se adapta facilmente nos solos mais pobres.

Descoberto pelos incas da Bolívia e do Peru há 8.000 anos, o cereal tem valor nutritivo altíssimo. “As sementes podem ter o dobro da quantidade de proteínas da maioria dos vegetais, com melhor qualidade”, explica o pesquisador online casino Carlos Spehar, 58, da Embrapa Cerrado, um dos responsáveis pela chegada da quinua ao país.

Indicações:
– atletas devido ao alto teor de proteína e baixo teor de colesterol;
– mulheres em menopausa, já que o grão ameniza os sintomas;
– celíacos, pessoas com intolerância ao glúten.

A nutricionista Gabriela Marques já indica a quinua aos seus pacientes e diz “apesar de altamente proteica, não possui glúten. É ótima para substituir o trigo em pão, macarrão, biscoitos e farinhas”. A nutricionista lembra ainda que a quinua é rica em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória.

Os chefes dos restaurantes já estão se adequando a nova “moda” na alimentação. Muitos estão criando pratos a base de quinua.

Vitaminas (100g do produto):
itamina B1 – 30 mg
Vitamina B2 – 28 mg
Vitamina B3 – 7 mg
Vitamina C – 3 mg
Vitamina E – 4,1 mg