Polpa de Frutas: nutrientes preservados!

Agora, a falta de tempo para o preparo não é mais desculpa para abolir os sucos de frutas naturais da dieta. Pesquisa desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul (RS) comprova que a polpa congelada de 23 tipos de frutas mantém as propriedades benéficas da fruta in natura. O estudo é mais um incentivo para seguir a recomendação de médicos e nutricionistas: substituir refrigerantes e sucos instantâneos por sucos naturais. Enquanto os primeiros são ricos em açúcar e nulos em nutrientes, os sucos naturais esbanjam vitaminas, sais minerais e substâncias que ajudam na prevenção de doenças.

O estudo é o primeiro no mundo a reunir tantos tipos de frutas. Patrícia, que já era graduada em Ciências Biológicas e mestre em Biotecnologia, conseguiu analisar e identificar as propriedades do abacaxi, acerola, açaí, amora, caju, coco, cupuaçu, framboesa, graviola, goiaba, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melão, morango, pêssego, pitanga, tangerina e uva.

Segundo ela, há perda insignificante de alguns nutrientes, mas tão pouco que não prejudica a ação antioxidante dos sucos naturais no organismo. As substâncias antioxidantes presentes nas frutas ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e males degenerativos, entre outros. “Normalmente, o prazo de validade da polpa congelada é de um ano, neste período, o produto preserva os nutrientes, sendo benéfico para o organismo da mesma forma que o consumo da fruta in natura ou do suco fresco”, afirma.

Patrícia Spada destaca que, além da praticidade, a polpa congelada permite diversificar os sucos. “Com a polpa congelada podemos fazer diferentes tipos de sucos, experimentando sabores e benefícios de frutas típicas de outras regiões, em qualquer época do ano, independente do período de produção”, observa.

Fonte: Correio Riograndense

https://scamquestra.com/sozdateli/6-cheslav-yurevich-23.html