10 benefícios incríveis do Guaraná para saúde
10 benefícios incríveis do Guaraná para saúde
Cultivado principalmente no município de Maués, no estado do Amazonas, o guaraná tem um evento em sua homenagem, “a Festa do Guaraná”, com direito a um concurso que elege a “Rainha do Guaraná”.
O guaraná cientificamente conhecido como Paullinia cupana, vem do guaranazeiro, de origem amazônica e os indígenas o chamam de uaraná. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela e conhecido pela boa concentração de cafeína.
Com a casca vermelha, polpa branca e sementes parecidas com os olhos humanos, a fruta é normalmente encontrada em bebidas energéticas e, também, como xarope, extrato, pílula, cápsula, suplemento e pó e foi cultivado pelos indígenas Saterê Mawé.
1- Alivia o estresse
Também é conhecido como “o fruto mágico” por possuir propriedades calmantes. A cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor e isso aumenta o estado de alerta e sentimentos de bem-estar.
O que fazer: Faça uma xícara de chá com esta fruta para aliviar os níveis de estresse e melhorar o seu humor.
2- Aumenta a inteligência
Facilita a capacidade de aprendizagem e melhora o desempenho intelectual. O guaraná tem o potencial de melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental. Melhores níveis de circulação sanguínea é sinal de alívio das enxaquecas e dores de cabeça.
3- Melhora a libido
É conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas naturais. A presença de cafeína nesta fruta aumenta a libido. Assim, o uso regular pode ajudar uma pessoa levar uma vida sexual feliz, inclusive na terceira idade.
4- Regula os ciclos menstruais
Isto é uma bênção para as mulheres que são propensas à menstruação dolorosa,pois o guaraná ameniza os sintomas pré-menstruais. As mulheres, que se sentem “esgotadas” durante a menstruação, podem ter a ajuda da fruta para melhorar seus níveis de energia.
5- Purifica o sangue
A presença de cafeína e catequinas permitem que o guaraná ajude na redução do risco de trombose, impedindo que o sangue forme coágulos.
6- Analgésico natural
A cafeína presente no guaraná estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor as dores em uma lesão. Ele atua como um analgésico natural.
7- Limpa e alivia o sistema digestivo
Guaraná estimula o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de constipação. Além disso, o guaraná é eficaz para o tratamento de outras complicações dos intestinos, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema digestivo.
8- Elimina as espinhas e as acnes
Essa fruta ajuda a reduzir a acne combatendo os germes que a causam e protegendo a pele de qualquer dano.
9- Remove as caspas
Os nutrientes presentes no guaraná combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e previnem a perda de cabelo, deixando com a aparência brilhante.
Faça o seguinte: Consuma esta fruta regularmente, pois o guaraná ameniza o óleo do cabelo.
10- Hidrata a pele
Esta fruta hidrata a pele e ajuda a restaurar seu brilho natural. Os antioxidantes presentes no guaraná restauram o tecido conjuntivo e, portanto, elimina a aparência seca e rachada.
Extras:
11- Aumenta os níveis de energia do corpo
O teor de cafeína no guaraná é maior do que a quantidade presente nos grãos de café. O guaraná estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de energia. Isto o torna um energizante poderoso que impede que a tensão nos músculos.
12- Controla a fome
O guaraná também é conhecido por possuir propriedades que diminuem o apetite. Este fruto “solicita” ao sistema nervoso para induzir a lipólise, onde as gorduras são liberadas para o sangue utilizadas sob a forma de energia durante o exercício. Quanto melhor for a taxa de lipólise mais eficaz será a perda de peso.
Faça um chá a partir deste fruto para suprimir a fome e, portanto, perca peso.
Outros benefícios do guaraná:
- Aliviar a dor causada devido à artrite reumatóide
- Impede aterosclerose
- Impede corrimento vaginal
- Um antídoto natural para a ressaca
- Propriedades antidepressivas e propriedades antissépticas.
Precauções durante a utilização de Guaraná:
- As mulheres grávidas devem evitar o guaraná, pois a ingestão de cafeína em excesso poderia dificultar o desenvolvimento fetal, e até mesmo provocar o aborto. As mães que amamentam também são aconselhadas a manter um controle sobre o consumo.
- Não é aconselhável a ingestão antes de ir para a cama, especialmente se está sofrendo de qualquer tipo de distúrbio do sono.
Fonte: biosom.com.br