As incríveis propriedades das oleaginosas
São nos períodos de Natal e fim de ano em que as pessoas mais procuram, para decorar a mesa, as oleaginosas. Enfeitar a mesa com castanhas do Pará e do caju, nozes pekan, nozes chilena, avelãs e amêndoas é um ritual sagrado para muita gente. Mas você sabe exatamente o que essas sementes tem de bom? Então vamos lá.
Em geral, todas as sementes citadas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) são ricas em gorduras monoinsaturadas que são aquelas benéficas e necessárias para o bom funcionamento de corpo. Essas gorduras ajudam a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue e também auxilia a elevar os níveis do bom colesterol (HDL).
Além disso, essas sementes possuem minerais muito importantes para manutenção da saúde diária, tais como o magnésio, importante para a regulação da pressão arterial e muitas outras funções, o selênio que é um importante antioxidante que atua em conjunto com a vitamina E no combate aos radicais livres.
Agora, vamos tratar um pouco mais sobre algumas dessas sementes maravilhosas.
Castanha do Pará ou Castanha do Brasil
A castanha do Pará ou agora chamada castanha do Brasil é uma daquelas sementes super especiais que não pode faltar em sua mesa. Esta possui substâncias benéficas e indispensáveis ao organismo de qualquer ser humano. Além das gorduras que auxiliam a estabilizar os níveis de açúcares no sangue e ajudar a melhorar o nível de bom colesterol, essa castanha possui como importante característica o nível elevado de selênio que, como já dito, é antioxidante.
O consumo diário de uma a duas castanhas por dia pode trazer resultados excelentes para a sua saúde em longo prazo. Não ultrapasse a sugestão diária recomendada, pois o teor de selênio presente é muito grande e tudo que é em excesso pode fazer mal ao seu corpo.
Nozes
As nozes são uma excelente arma para manter a saúde das artérias e veias e reduzir o colesterol ruim contribuindo para a saúde do coração. Isso porque a noz contém um grande teor de arginina, um aminoácido que contribui para a formação de óxido nítrico, o que causa uma vasodilatação que ajuda a manter as artérias menos contraídas e mais relaxadas, desta forma minimiza riscos de rompimento. Além disso, possui um ácido graxo essencial, o ômega-3 e substâncias antioxidantes como os polifenóis.
O consumo de cinco a sete nozes por dia pode trazer benefícios à saúde em longo prazo. Entretanto, não ultrapasse a sugestão de consumo recomendada por dia, pois pode lhe trazer algum malefício casino em longo prazo.
Amêndoas
Apesar de muito calórica devido ao seu alto teor de gordura, a amêndoa é uma oleaginosa muito benéfica à saúde. A amêndoa é também rica em gorduras monoinsaturadas que ajudam a combater colesterol ruim e aumentar o nível de colesterol bom e por possuir tais gorduras também auxilia na regulação dos níveis de açúcares presentes na corrente sanguínea, mantendo-os adequados.
Agora, a característica mais interessante da amêndoa é que, por mais calórica que seja esta pode ser uma boa opção para quem quer perder peso. Isso ocorre porque as gorduras contidas na amêndoa ativam o metabolismo da queima de gorduras. Não que as outras (castanhas, nozes) não façam isso, mas a amêndoa é a mais indicada por ser menos calórica. Uma porção de doze amêndoas por dia é o ideal para alcançar os benefícios. O ideal é consumir 12 amêndoas divididas em três porções de quatro, sempre junto às refeições.
Recomendações:
Devido ao alto teor de gorduras e também de muitos minerais, eu particularmente aconselho que você escolha uma dessas oleaginosas e a consuma diariamente. Quando enjoar, ou quando sentir vontade mude para outra.
O segredo é não exagerar. Nosso corpo precisa de doses equilibradas de nutrientes e não exageros, pois os excessos podem acabar acumulados em forma de gordura corporal, ou então podem prejudicar o funcionamento de vários sistemas quando houver uma intoxicação.
A questão é não consumir somente uma vez por ano essas delícias, mas sim com certa frequência.
Fonte: Alimentação Saudável