Entenda a importância de consumir grãos e cereais

Grãos e cereais podem ser uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras. Mais do que isso, grãos e cereais podem ser fonte de saúde e aliados fortíssimos na perda de peso.

Saiba mais sobre estes alimentos e descubra por que você deve incluí-los já em sua dieta!

O que são grãos e cereais

De acordo com a definição, a denominação “cereal” serve apenas para plantas de uma família específica que conta com mais de 6 mil diferentes tipos de espécies conhecidas e catalogadas, as gramíneas. O nome cereal refere-se à planta por inteiro, como trigo ou aveia, por exemplo, excetuando-se as sementes produzidas por este tipo de planta. A estas sementes, sim, damos o nome de grãos, os quais temos o milho ou arroz como exemplos.

Talvez agora você esteja se perguntando a respeito da soja, do feijão, da ervilha ou do próprio grão-de-bico, certo? Por não fazerem parte da família das gramíneas, mas sim das leguminosas, nenhum destes é na verdade considerado oficialmente como um grão. Entretanto, por conveniência e visando facilitar alguns aspectos, o próprio Ministério da Agricultura Brasileiro e diversas instituições internacionais costumam considerar estes exemplos citados acima como exemplos de grãos, mesmo sabendo que, tecnicamente, se tratam de leguminosas.

Propriedades alimentares

Por se tratarem de alimentos ricos em nutrientes essenciais aos seres humanos como zinco, ferro, cobre, magnésio, fósforo, vitamina E e vitaminas do complexo B, grãos e cereais devem possuir participação significativa em qualquer dieta saudável. E os benefícios não param por aí. Quem ingere estes alimentos também estará consumindo um excelente carboidrato e uma boa quantidade de fibras e proteínas, principalmente quando ingeridos em combinação com alguma leguminosa, como o feijão, por exemplo.

Benefícios

  • A boa quantidade de fibras presente nestes alimentos faz com que eles sejam excelentes no auxílio ao bom funcionamento do intestino. As fibras também possuem um efeito protetor no instetino que reduz os riscos de câncer intestinal. Entretanto vale a ressalva: para que as fibras cumpram este papel com eficiência, é necessária a ingestão de 1,5L a 2L de água por dia.
  • A alta concentração de fibras ajuda a diminuir a carga glicêmica da refeição, ou seja, o açúcar do alimento entrará mais devagar na corrente sanguínea. Como os níveis de glicose não subirão rapidamente, a produção de insulina ficará sob controle, evitando uma hipoglicemia. Na prática, isto diminui consideravelmente a vontade de comer um dos maiores vilões na vida de quem busca perder peso, os doces, e, de quebra, ainda auxiliam no controle da diabetes.
  • As fibras também aumentam a sensação de saciedade, nos ajudando a comer menos e auxiliando na perda de peso.
  • Reduz o colesterol, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e tornando o coração mais saudável.
  • Reduz os riscos de desenvolvimento de câncer no estômago.

Dieta com grãos e cereais

Uma dieta saudável pede o consumo de 3 a 6 porções de grãos e cereais. Pode parecer uma tarefa difícil, mas abaixo mostraremos que, para quem tem um pouquinho de vontade e dedicação, é possível incluir grãos e cereais na dieta sem muito esforço, confira:

  1. Café da manhã: Na primeira refeição do dia, uma boa opção seria a combinação de aveia com frutas. Também é possível apostar em cereais, biscoitos e pães integrais e até mesmo um bolo feito com farinha integral.
  2. Almoço e jantar: A sugestão para estas duas refeições é bem simples. Se for comer arroz ou algum tipo de massa, dê preferência sempre para as “versões” integrais e, se desejar, você também pode adicionar linhaça ou cevada.
  3. Lanche: Para o lanche, uma boa pedida seria a ingestão de pães de centeio, frutas com granola ou até mesmo uma barrinha de cereal.

 

Fonte: bistrotfitness.com.br