Leite de Soja: Conheça seus benefícios
Leite de soja é como chamamos o extrato hidrossolúvel de soja. Este é um dos produtos mais conhecidos da soja, e é obtido por meio dos grãos que, por meio de tecnologias da indústria, são obtidos e vendidos no mercado brasileiro. O extrato de soja pode ser encontrado também em pó, possuindo uma durabilidade maior e a mesma usabilidade do leite de soja. Mas quais são as vantagens e desvantagens de consumir leite de soja?
Benefícios:
Com grandes quantidades de fibras, proteínas, vitamina B e isoflavona, o leite de soja é auxiliar no funcionamento intestinal e, além disso, ajuda a prevenir doenças como câncer de cólon, de mama, de útero e de próstata. Ainda devido às isoflavonas, o leite de soja ajuda a aliviar os sintomas decorrentes da Tensão Pré-Menstrual e da menopausa.
O leite de soja possui menos calorias quando comparado ao leite de vaca, além de pouco colesterol e proteína magra. Pode ser utilizado em dietas como um substitutivo do leite para auxiliar na perda de peso. Esse leite pode ser usado ainda por aqueles que tem intolerância a lactose. Seu consumo ajuda ainda a diminuir os riscos de ocorrência de doenças do coração, a combater a osteoporose e a controlar o diabetes.
Receita do shake de leite de soja:
Ingredientes:
. 3/4 de xícara (chá) de suco de laranja gelado
. 1/3 de xícara (chá) de banana em rodelas
. 1 figo (60 g)
. 1 colher (sopa) de sementes de linhaça (10 g)
. 2 colheres (sopa) de leite de soja em pó (12 g)
Modo de preparo:
Bata rapidamente todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e sirva.
Atenção!
O consumo para bebês é contraindicado quando menores de 3 anos e nunca deve ser oferecido como um substituto para o leite de vaca, mas sim como um complemento alimentar. Isso somente deve ser feito, no entanto, com acompanhamento e orientação médica, ou quando houver casos de alergia à proteína do leite ou intolerância a lactose. Nesses casos, procure orientação médica, pois existem também outras alternativas que suprirão as necessidades da criança.
Fonte: beneficiosnaturais.com.b e mdemulher.abril.com.br