Açaí: Rico em antioxidantes e outras propriedades extraordinárias
De fruta conhecida apenas entre os indígenas e habitantes do norte brasileiro a estrela internacional consumida pelo mundo. Esse é o açaí, nativo de uma grande palmeira muito comum na Amazônia. Seu nome vem do tupi e significa “fruto que chora”, por sua peculiaridade de produzir líquido.
Mas isso é um mero detalhe, já que a fama da fruta vem de outro lugar: suas elevadas propriedades nutricionais e curativas. O açaí é rico em proteínas, fibras, lipídios e minerais. A fruta possui boas taxas de nutrientes como o potássio, ferro, cálcio, vitaminas B, C e E.
As proteínas colaboram com a coagulação do sangue, trabalham na composição de anticorpos e novos tecidos. O ferro regulariza as funções metabólicas e produz enzimas importantes para o cérebro, o fígado, o baço e os ossos. O cálcio atua na formação e manutenção das estruturas ósseas. O potássio diminui os níveis de sódio e equilibra a contração muscular.
As vitaminas presentes no açaí também desenvolvem um importante papel. A vitamina B1 estimula a digestão, melhora o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. A vitamina C auxilia no crescimento e recuperação das células. E a vitamina E previne diabetes e doenças cardiovasculares.
A lista de benefícios do açaí continua. Contém antocianina, substância antioxidante que protege o corpo de infecções, best online casino câncer e doenças vasculares. As antocianinas são responsáveis pela circulação do sangue e auxiliam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Para completar, elas ainda combatem os radicais livres.
A quantidade de flavonóides do açaí é alta. Para ter uma idéia, o fruto possui cerca de 30 vezes mais que o vinho tinto, reconhecida fonte do nutriente. Os flavonóides tem função anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer. Sua colaboração é comprovada na prevenção e redução das doenças relacionadas aos radicais livres e as enfermidades cardiovasculares, circulatórias e cancerígenas.
Mas na hora de apreciar o açaí, é bom estar consciente de um detalhe: a fruta, tal qual os vegetais em geral, fornece mais nutrientes quando consumida in natura, como uma polpa, preservando seus atributos originais. O que seguramente é o recomendado para manter a saúde do organismo distante de tumores e infecções.
Fonte: Viva Viver
Autor: Tiago Mesquita
https://scamquestra.com/sozdateli/8-konstantin-mamchur-25.html